os plásticos recicláveis

O lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, conforme o local.
São materiais que, como o vidro, ocupam um considerável espaço no meio ambiente. O ideal: serem recuperados e reciclados. Plásticos são derivados do petróleo, produto importado (60% do total no Brasil). Do total de plásticos produzidos no Brasil, só reciclamos 15%. Um dos empecilhos é a grande variedade de tipos de plásticos.
Uma das alternativas seria definir um tipo específico de plástico para ser coletado. Os plásticos recicláveis são: potes de todos os tipos, sacos de supermercados, embalagens, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafas de PET, que convertida em grânulos é usada para a fabricação de cordas, fios de costura, cadeiras, mesas, cerdas de vassouras e escovas, etc.

Neulaynne Rocha - Consultora Ambiental Terplas
“A geração e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos são grandes questões que o Brasil enfrenta quando consideramos os desafios ligados ao desenvolvimento sustentável. Com o crescimento populacional, o aumento das taxas de urbanização, a quantidade de resíduos descartados também cresceu progressivamente. Atualmente, muitas empresas, assim como a TERPLAS, investem em logística reversa, contribuindo com a estruturação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, por meio do desenvolvimento e da consolidação de seus negócios. Os catadores realizam uma importante contribuição ambiental cujo sucesso depende de que cada elo da cadeia faça a sua parte, incluindo o consumidor. Do mesmo modo, o fortalecimento da cultura de inclusão e do conhecimento também são premissas para o alcance da sustentabilidade”.

os desafíos da reciclagem

A concentração de pessoas em cidades, a mudança dos padrões de consumo e a falta de sistemas de gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos nos municípios brasileiros faz com que o tema de gestão de resíduos e reciclagem mereça especial atenção. As embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza, e de diversos outros produtos são um dos desafios da sociedade moderna. Essas embalagens, quando descartadas de maneira incorreta, podem resultar em diversos problemas que afetam as cidades, causando enchentes, poluição do solo e da água subterrânea, entre outros. A cadeia de reciclagem de plásticos é uma das mais distribuídas pelo país. Entretanto, considerando a ineficiência ou inexistência de sistemas de coleta seletiva e separação de RSU, a reciclagem do material ainda pode crescer significativamente e varia conforme a classificação por tipo de plástico e região do país.

Os principais desafios ligados à reciclagem, perpassam, desde a localização dos compradores, segregação adequada dos diversos tipos de plásticos e inteligência comercial. A gestão de resíduos e a reciclagem de plásticos devem ser vistas como negócio e oportunidade de geração de emprego e renda para uma importante parcela da população, que hoje trabalha em organizações de catadores e na cadeia de reciclagem no Brasil. O objetivo da TERPLAS, é contribuir com a sociedade, reunindo conhecimento e direcionando ações efetivas, relacionadas ao mercado de reciclagem de plásticos em Pernambuco. De forma didática, temas como controle de qualidade, formalização de parcerias e estratégias comerciais estão sendo abordadas pela empresa para sua aplicação e avaliação, tudo isso com o fim de embasar tecnicamente o fomento à melhoria da eficiência das cooperativas, associações e à geração de renda na reciclagem.